Esta é uma pergunta que talvez você pense que a resposta é simples… e de fato ela é:
Não… ainda estamos longe de eliminar completamente os documentos quando impressos em papel. Hoje como todos sabem, vivemos no país onde a burocracia faz parte do nosso dia-a-dia, e por mais que pensamos em inovação e tecnologia, muita coisa ainda depende do documento impresso.
É claro que lá na frente isso tende a diminuir exponencialmente, até porque tem uma questão ambiental em volta do assunto. Muitas árvores pedem trégua e a mãe natureza é quem manda o aviso.
Mas… isso não quer dizer que não podemos fazer diferente, certo?!
Se você pesquisar no YouTube sobre as novas impressoras em 3D de alta potência, vai entender um pouco mais sobre o que estamos falando. Já existem máquinas poderosas de impressão em 3D de alta resolução e complexidade capazes de construir um barco e até mesmo criar um contêiner para servir como base militar. Tudo isso em apenas 3 dias. Isso mesmo… 3 dias! Além da diminuição de tempo na construção, a redução de custos é enorme com mão de obra e principalmente matéria prima. Mas a partir disso entramos talvez em uma discussão polêmica. Tirar o emprego de muita gente! Pelo contrário, serão criadas novas fontes de trabalho para isso. Quem vai construir as máquinas? Quem vai ensinar os robôs a fazerem da maneira correta? A coisa é muito maior do que talvez possamos imaginar. Mas temos que sempre estar atentos ao que acontece e tentar se inserir dentro deste contexto o mais rápido possível.
Não podemos deixar de esquecer o fator psicológico deste assunto. Muita gente ainda prefere ter o papel em mãos para tomar uma decisão. Não adianta é cultural. Mas veja como essa mudança já começou:
– Jornal e revistas praticamente reduziu para 1/10 do que produzia. Até por que a notícia já é considerada por muitos como velha e a maioria não tem tempo ou não gostam de ler textos muito longos.
– Várias livrarias de renome inclusive entrando em processo de recuperação judicial
– Grandes gráficas fecharam suas portas nos últimos anos.
Mas o que isso tem a ver com o assunto deste post?
Tente imaginar o que será do futuro com relação a documentos… seja ele qual for? Nós temos um palpite que talvez seja óbvia: haverá uma diminuição de documentos a serem emitidos para pessoa física e jurídica, ou seja, muitos deixarão de existir. Além é claro da virtualização da grande maioria.
Mas isso é apenas um palpite… e você? Qual sua opinião sobre o assunto?